segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ácido fólico: onde encontrar essa supervitamina ? BEBE.COM.BR

Ácido fólico: onde encontrar essa supervitamina ? BEBE.COM.BR

Shared via AddThis

Oi meninas

Flores que embelezam minha vida!
Obrigada pelo carinho e conforto que vcs me dão, por me deixar calma e confiante eu só tenho a agradecer a vcs...
amanha dia 29/09 começa meu PF, esse final de semana foi otimo passamos maravilhosos momentos juntos e quero que continue assim para que quem sabe, venha nosso presentinho.
Venho contar a vcs todos os detalhes, obrigada pelo carinho...
bjo.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Novo Ciclo

Um novo ciclo de esperanças e espectativas foi iniciado no dia 19/09. Hoje, 25/09 a dita cujo finalmente foi embora, agora começaremos uma nova maratona de treinos e tentativas.
Espero desse ciclo, o que sempre espero... que finalmente nele eu consiga meu presentinho de Deus! A medida que vão se passando os dias e novos ciclos começando, as forças vão diminuindo, o cançasso bate e tem que querer muito isso para não desistir, facil não tem sido!
Semana que vem começa meu pf e vamos torcer para que neste dee tudo certo.

Muco Cervical

O muco cervical sofre alterações durante o ciclo indicando a fase fértil ou não fértil da mulher. Então ele pode ser usado como método de controle de ovulação ou contracepção, sendo chamado de método de Billings.

Para fazer esse acompanhamento a mulher deve colocar um pouco de muco no dedo indicador, pressionar com o polegar e separá-los em seguida, assim pode-se ver se o muco é mais pastoso, aguado, elástico...

A ausência de muco, indica uma fase estéril, quase não há umidade, ocorre no começo e no final do ciclo, ou seja, logo após a menstruação e antes da menstruação. Nessa fase a acidez da vagina acaba matando os espermatozóides e o cólo uterino está fechado.

O muco grosso e pastoso, figura A, pode ser branco ou amarelado, também indica a fase estéril, ele dificulta a passagem dos espermatozóides. Esse muco ao ser colocado entre os dedos, não estica.

O muco mais aquoso (ágüado), leitoso e escorregadio, figura B, indica o período pré e pós período fértil, ou seja, aparece antes do PF e logo após o PF. Quando esse muco aparece já é possível engravidar, pois o cólo uterino já apresenta uma abertura e os espermatozóides podem sobreviver até 5 dias, ou seja, se nesse período a ovulação ocorrer pode ocorrer a fertilização.

O muco elástico, gelatinoso, semelhante a clara de ovo, figura C, é o muco fértil. Quando ele aparece a ovulação pode acontecer naquele dia ou em até 5 dias. Tem mulheres que tem um único dia, outras por vários dias, sendo que o dia de maior quantidade e em que o muco se estica mais, está mais elástico, é o dia da ovulação. Esse muco não é ácido, por isso ele facilita muito a chegada dos espermatozódes até as trompas e ainda os alimenta.



Algumas mulheres relatam ter muco fértil logo depois ou logo antes da menstruação, mas isso não quer dizer que se está ovulando, pode ser apenas uma alteração hormonal. Mas, sempre que o muco elástico aparece é bom treinar.

O muco cervical é produzido pelo estrogênio (hôrmonio), é ele que define todas as alterações do muco, por isso uma disfunção desse hormônio, ou alguma medicação que o altere, pode modificar o muco.

Então ter muco elástico é um bom indício de ovulação, mas não é uma certeza. O ideal é fazer outro controle de ovulação em conjunto por 2 ou 3 ciclos pra ter certeza que o aparecimento do seu muco está vinculado a ovulação.

Outra observação importante, é que o estresse e a ansiedade também podem alterar o muco, visto que, podem causar alterações hormonais na mulher.

Em resumo o ciclo do muco cervical é:

1º - Fase Infértil(antes do PF): ausência de muco, muco pastoso, leitoso, muco agüado, nessa ordem.
2º - Fase Fértil(PF): muco elástico, tipo clara de ovo
3º - Fase Infértil(depois do PF, antes da menstruação): muco agüado, muco pastoso, leitoso, ausência de muco.

Autora: Alessandra Nunes

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Colicas na gravidez

.Ponto principal: dores na barriga quase nunca são sinal de um problema grave. Fale com o médico se você tiver outros sintomas como sangramento, febre ou aumento de secreção vaginal.

É normal sentir cólica na gravidez?

Carregar um bebê na barriga pressiona os músculos, ligamentos, veias e os outros tecidos internos do seu corpo, portanto não é de surpreender que você fique desconfortável. A maior parte dessas dores melhora se você mudar de posição ou encontrar uma forma de relaxar. Se houver outros sintomas, pode ser sinal de um problema mais sério.

Quando devo procurar o médico?

Às vezes, a dor abdominal pode ser causada por gases. Tente lembrar se você comeu alguma coisa que predispõe aos gases e tome algum medicamento, como a dimeticona, indicado pelo médico. O obstetra pode ainda orientá-la a tomar medicamentos seguros para a cólica. Se a dor não diminuir depois de meia hora de repouso, ou se for acompanhada de sangramento, hemorragia, febre, calafrios, forte secreção vaginal, sensibilidade e dor, ligue para o médico. Veja abaixo alguns problemas que podem causar cólica:

Gravidez ectópica:

• O que você pode sentir: Cólica acompanhada de dor aguda e sensibilidade, normalmente começando em um dos lados e se espalhando pela barriga.

• Qual é a causa: O óvulo fertilizado implantou-se fora do útero: nas tubas uterinas, no ovário, na cavidade abdominal ou no colo do útero.

• Quando pode acontecer: No primeiro trimestre.

• O que fazer: Procure ajuda médica imediatamente. A gravidez ectópica pode ser até fatal se não for tratada.

Aborto espontâneo no início da gravidez:

• O que você pode sentir: Cólica acompanhada de sangramento e dor no baixo ventre, durante os primeiros três meses da gravidez.

• Qual é a causa: No primeiro trimestre, a maioria dos abortos espontâneos acontece porque o feto não está se desenvolvendo como deveria. É raro que eles se devam a algo que a mãe tenha feito ou tenha deixado de fazer.

• Quando pode acontecer: Até a 12a semana de gravidez.

• O que fazer: Ligue para o médico, deite-se ou sente-se com os pés para cima e tente se acalmar. Se a cólica for acompanhada de hemorragia, vá para o pronto-socorro mais próximo. Depois de examiná-la, o médico vai poder dizer se o aborto já aconteceu, se está acontecendo ou se é só uma ameaça.

Aborto espontâneo tardio:

• O que você pode sentir: Cólica acompanhada de forte sangramento.

• Qual é a causa: Normalmente é provocado por problemas na placenta, uma doença na mãe ou alguma lesão.

• Quando pode acontecer: Entre a 12a e a 20a semana de gravidez.

• O que fazer: Se a cólica vier junto com uma hemorragia, ligue para o médico e vá para o pronto-socorro mais próximo. Se tiver acontecido um aborto, pode ser necessário fazer uma curetagem. Caso se trate só de uma ameaça de aborto, o médico pode receitar repouso.

Trabalho de parto prematuro:

• O que você pode sentir: Rompimento da bolsa; mudança no tipo de secreção vaginal (aquoso, com sangue ou parecido com muco) ou aumento na quantidade de secreção; pressão no baixo ventre; dor nas costas constante; cólicas abdominais e/ou diarréia; contrações regulares ou enrijecimento do útero, muitas vezes indolores.

• Qual é a causa: Muitos fatores podem provocar o trabalho de parto prematuro, entre eles doenças ou o estresse. Mas muitas vezes a causa é desconhecida.

• Quando pode acontecer: A qualquer momento entre a 20a e a 36a semana.

• O que fazer: Ligue imediatamente para o médico e vá para o hospital mais próximo. Lá, uma equipe médica vai tentar interromper o trabalho de parto com remédios e/ou repouso. Se eles conseguirem, você será orientada a tomar medicamentos para conter as contrações e a fazer repouso até o fim da gravidez.

Há algo que eu possa fazer para melhorar a cólica na gravidez?

Se sua cólica não for causada por nenhum dos problemas descritos acima, você pode tomar algumas medidas para amenizar a dor. Comece tentando identificar a causa:

Distensão nos ligamentos:

• O que você pode sentir: Cólicas leves de um lado ou dos dois lados.

• Qual é a causa: Os ligamentos estão se distendendo para sustentar o útero, que está crescendo.

• Quando pode acontecer: Desde o comecinho até o fim da gravidez.

• O que fazer: Sente-se ou deite e coloque os pés para cima. Descansar quando a dor aparece costuma aliviar a cólica.

Orgasmo:

• O que você pode sentir: Cólica durante e depois do orgasmo, às vezes associada à dor nas costas.

• Qual é a causa: As veias da sua região pélvica podem estar sobrecarregadas. Ou você pode estar tensa; muitas pessoas ficam nervosas quando fazem sexo na gravidez.

• Quando pode acontecer: A qualquer momento durante a gravidez.

• O que fazer: Embora você não precise evitar o sexo numa gravidez normal, é melhor manter um ritmo que seja confortável para você. Uma massagem nas costas depois do orgasmo pode ajudar a amenizar a dor.

Falso trabalho de parto:

• O que você pode sentir: Cólica e uma dor nas costas persistente.

• Qual é a causa: A pressão na região pélvica e no reto.

• Quando pode acontecer: Nas últimas semanas da gravidez.

• O que fazer: A cólica do falso trabalho de parto é bem mais leve que as contrações do trabalho de parto real. Para algumas mulheres, deitar um pouco é positivo; para outras, uma caminhada mais vigorosa ameniza o incômodo. Aprender a relaxar e a lidar com o desconforto pode ajudá-la no parto normal.

É normal ter cólica nos dias seguintes ao parto?

Sim. Muitas mulheres sentem cólicas que pioram quando elas amamentam. As dores são causadas por contrações do útero, que está voltando à posição e ao tamanho que tinha antes da gravidez. Essas cólicas podem durar até uma semana depois de você ter dado à luz. Se a dor for muito forte, o médico pode prescrever analgésicos. Mas, se a dor persistir ou se você tiver febre, calafrios ou muito sangramento, procure o médico para que ele descarte a possibilidade de uma infecção ou outros problemas do pós-natal. As contrações não costumam durar mais que uma semana. Vão embora junto com a azia, o enjôo e os muitos desconfortos que você teve de aguentar na gravidez. Você finalmente vai começar a ter seu corpo de volta!.

Alergias e gatos

.Pesquisa diz que não é preciso eliminar o bicho de estimação de casa quando nasce um bebê




Alergias e gatos combinam? Sim. Pelo menos é o que diz um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Columbia, nos Estados Unidos. A pesquisa sugere que a criança que desde cedo tem contato com gatos pode até apresentar aos 5 anos algum sintoma da asma, como o chiado, mas vai produzir anticorpos que reduzirão a chance de ter esse sintoma no futuro.

De acordo com Patrícia Furlan, pediatra e pneumologista infantil do Hospital São Camilo, essa situação acontece não somente com o gato, mas com outros tipos de alérgenos. “O sistema imunológico tem duas chaves: a alergia e a infecção. Por exemplo, crianças que vão para a creche quando bebês ficam mais gripadas ou têm mais infecção de garganta. Mas, por outro lado, seu organismo desenvolve um processo imunológico frente a esses quadros que, mais tarde, reagiará melhor ao entrar em contato com fatores que provoquem a alergia”, diz

Mas, como a rinite e asma são alergias hereditárias, se o pêlo de gato for um dos componentes que as desencadeiam, logo na primeira vez que entrar em contato com o animal ela pode ter crise. Quando o quadro alérgico é mais leve, o contato gradual com o bicho fará com que seu sistema imunológico crie defesas. “Não usamos como conduta eliminar o animal de estimação de casa sem antes avaliar a alergia da criança”,

Anomalias no utero

Anomalias anatômicas do útero
url: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/complicacoes/anomalias-utero/
Qual é o formato normal do útero?
Quais são as principais malformações uterinas?
Quais são as consequências para a mulher?
Existe tratamento para anomalias do útero?
Já estou grávida. A anomalia vai prejudicar o bebê?




Qual é o formato normal do útero?


O útero tem um formato de uma pêra de cabeça para baixo. Em média, mede 7,5 cm por 5 cm por 2,5 cm de espessura. Ele é formado por paredes de músculo, e é oco por dentro. A parte de baixo, próxima à vagina, chama-se colo do útero.

A parte de cima é chamada de fundo uterino, e é ali que o óvulo fertilizado se aloja para que o bebê se desenvolva.

Algumas mulheres, no entanto, têm úteros de formatos diferentes. Estima-se que essa proporção esteja entre 0,1 e 3,2% das mulheres. Muitas têm a anomalia anatômica e nem sabem, porque podem até ter já tido filhos sem que tenha havido nenhum problema.



Quais são as principais malformações uterinas?


Publicidade

Existem vários tipos de anomalias:

- Útero bicorno (útero com dois "chifres"): é o mais comum. Em vez de parecer uma pêra de cabeça para baixo, o útero parece mais um coração, com um recorte na parte superior central. O bebê fica com menos espaço para crescer do que num útero normal.

- Útero unicorno (útero com um "chifre"): é bem raro. O tecido que forma o útero não se desenvolve direito na mulher, e o órgão tem apenas metade do tamanho do normal. Além disso, só há uma tuba uterina, em vez de duas. Apesar disso, na maioria dos casos a mulher tem dois ovários.

- Útero duplo ou didelfo: bastante raro. É quando o útero tem duas cavidades internas, sendo que cada uma delas pode levar a um colo do útero e a uma vagina. A mulher pode assim ter duas vaginas.

- Útero septado: a cavidade interna do útero é dividida por uma parede, chamada septo. O septo pode ir só até metade do caminho ou chegar até o colo do útero.

Normalmente, o útero é inclinado para a frente, na posição que os médicos chamam de anteversa. Algumas mulheres, no entanto, têm útero retroverso, ou retrovertido (ou ainda "virado"), inclinado para trás do abdome.



Quais são as consequências para a mulher?


Na fertilidade:
O útero retroverso não afeta a fertilidade. A presença de um septo no útero só às vezes prejudica a capacidade de engravidar. Já uma mulher com o útero unicorno pode enfrentar problemas de fertilidade, porque há apenas uma trompa. Mas isso não quer dizer que a gravidez seja impossível.

Em geral, é possível dizer que as anomalias anatômicas do útero não impedem a gravidez, mas tornam mais difícil carregar o bebê na barriga até o fim dos nove meses.

Na gravidez
Há um risco maior de ter complicações na gravidez ou no parto, em especial no caso do útero unicorno. A possibilidade de o bebê ficar sentado é maior, e portanto muito provavelmente o parto terá de ser cesariana.

Com o útero bicorno ou unicorno, a mulher pode ter ameaça de parto prematuro, porque há menos espaço para o bebê crescer, e o útero fica sobrecarregado. Por outro lado, o colo do útero pode abrir antes do tempo, principalmente quando se trata da primeira gravidez. Se isso acontecer, o obstetra pode indicar uma cirurgia para manter o colo uterino fechado (conhecida como cerclagem).


Especialistas dizem que não há dados concretos que associem as anomalias uterinas a um risco maior de aborto espontâneo. Há indícios de que exista uma relação, mas ela parece ser maior em casos específicos, como o útero septado.



Existe tratamento para anomalias do útero?


Se a mulher está com dificuldade para engravidar, uma série de exames pode detectar a anomalia. Um deles é a histerossalpingografia, um raio-X com contraste, que pode ser bastante desconfortável. A má-formação uterina às vezes pode ser detectada também pelo ultrassom.

É possível que o médico recomende a realização de uma laparoscopia para examinar melhor o útero e as tubas, e também para retirar um eventual septo que exista.

A laparoscopia é uma cirurgia, e tem seus pontos negativos, pois pode criar aderências e cicatrizes que atrapalhem a fertilidade. Uma das possibilidades é ter o septo retirado através de uma histeroscopia, um procedimento mais simples.



Já estou grávida. A anomalia vai prejudicar o bebê?


Faça o pré-natal direitinho, indo a todas as consultas. O médico vai acompanhar sua gestação com cuidado. É bom conhecer bem os sinais de ameaça de parto prematuro, para que você procure ajuda se o bebê resolver querer nascer antes da hora.

Sempre que achar que alguma coisa está errada, procure o médico, sem se preocupar em incomodar ou dar "alarmes falsos".

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

TOXOPLASMOSE

TOXOPLASMOSE
Será que os gatos são mesmo os vilões?

......A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário, um microorganismo chamado Toxoplasma Gondii, que pode infectar o homem e diversas espécies animais, como cães, gatos, aves, porcos, carneiros e bovinos.
......A forma mais comum de contrair a doença é pela ingestão de água e alimentos contaminados. A ingestão de carne crua ou mal passada, por exemplo, é um grande risco tanto para o homem como para os animais domésticos carnívoros, como os cães e os gatos. Por isso, não alimente seu amigão com crua ou pouco cozida. Dê preferência à ração.
......Erroneamente, costuma-se atribuir aos gatos a culpa pela transmissão da toxoplasmose ao homem. No entanto, sabe-se que é bem pouco provável que os animais domésticos sejam os culpados, na maioria das vezes.
......No caso do gato, o animal pode ter a doença desde o seu nascimento (assim como o homem), mas, ao contrário de outras espécies, não irá manifestar sinais clínicos. Ele só irá transmitir a doença caso tenha uma queda de resistência. Nesse caso, irá eliminar o protozoários - oocistos ('ovos') - pelas fezes, que demoram de 1 a 5 dias no ambiente para serem infectantes, ou seja, poderem infectar outros indivíduos. Assim, acariciar o gato e conviver com ele, mantendo o mínimo de cuidados como lavar as mãos após limpar a caixa de areia e não dormir com o animal na cama, são medidas suficientes para evitar a transmissão. Não há relatos de transmissão pela lambedura ou arranhadura do gato, o toxoplasma é eliminado pelas fezes.
......Não é todo o gato que tem a toxoplasmose, muito pelo contrário. Assim, não é preciso olhar desconfiado para o seu bichano.
......No caso de mulheres grávidas, não é necessário se desfazer do animal da casa, temendo a doença. Basta tomar os cuidados descritos acima, mas o maior cuidado deve ser com a ingestão de alimentos e água. A doença em mulheres gestante realmente é preocupante, pois a toxoplasmose quando contraída no primeiro trimestre da gestação, pode causar problemas ao feto.
......Uma outra forma muito fácil de ter contato com a doença é através das fezes de pombos. E poucas pessoas sabem disso.
......Assim, é muito fácil termos contato com o parasita causador da toxoplasmose através da ingestão de água, frutas e legumes contaminados, alimentos mal cozidos, principalmente carne, ambientes repletos de fezes de pombos, como praças, etc.. Mesmo com a grande exposição à doença, apenas um minoria desenvolve a toxoplasmose.
......A pessoa ou animal contaminado pelo Toxoplasma, à excessão dos gatos, que raramente têm sintomas, apresenta febre, gânglios aumentados, sinais diversos, como órgãos aumentados e sinais neurológicos, como transtorno visual. Mas como explicado, a maioria das pessoas não desenvolve a doença, criando anti-corpos contra ela.
......A Toxoplasmose pode ser tratada, se descoberta a tempo. É preciso desmistificar a culpa do gato na transmissão da doença e olharmos as outras formas de transmissão, muito mais comuns e importantes.
Silvia C. Parisi é médica veterinária, formada em São Paulo e este seu artigo foi publicado em www.vidadecao.com.br

43 perguntas e respostas sobre gravidez. Vale a pena ler!

1. Posso usar laxante?
Melhor evitar. Os laxantes que provocam contração intestinal podem, também, provocar contração uterina. Prefira substâncias que aumentam o bolo fecal, sem causar contrações, como ameixa e tamarindo.

2. Posso usar adoçante?
Sim, desde que sejam respeitadas as doses máximas diárias. Entretanto, stévia pura ou com xilintol, é uma solução mais natural.

3. Posso tomar refrigerante diet?
Os refrigerantes retiram diversos minerais do organismo, como cálcio, magnésio e selênio e o adoçante interfere com vitaminas e outros nutrientes. O uso eventual (uma ou duas vezes por semana) é uma opção mais segura.

4. Por que meus cabelos estão caindo?
Podem ser várias as causas: falha na alimentação (excesso de carboidrato, gordura, açúcares, farinhas); carência de vegetais, (principalmente crus); carência hormonal ou problemas na tireóide.

5. Tomo pouquíssima água. É prejudicial?
Sim, os rins sofrerão uma grande sobrecarga. Como conseqüência, você pode ter infecções e até cálculos renais. São recomendados, no mínimo, seis copos por dia.

6. Tenho muitos gases. Como resolver esse problema?
Evite ficar sentada durante muitas horas, pois isso acarreta a formação de gases. Diminua o açúcar, doces, massas, pão, bebidas gasosas e derivados do leite, principalmente à noite.

7. Como evitar o aparecimento de estrias?
Evite engordar muito. Dez a doze quilos, no máximo. Não fume e use óleos a base de uréia, aloe vera e amêndoas, nos seios, quadris e abdômen.

8. Dores nas costas no final da gravidez. É normal?
Afaste a possibilidade de infecção urinária e/ou renal. Certifique-se ainda de que não se trata de ameaça de parto prematuro. Eliminadas estas possibilidades, veja se não está adotando uma postura errada, forçando a musculatura dorsal. De qualquer forma, consulte seu médico.

9. Estou na 40ª semana e quero ter parto normal. Quantos dias posso esperar?
Depende do funcionamento da placenta. Se estiver tudo bem, pode esperar um, dois ou mais dias. Um dos exames possíveis para se avaliar o funcionamento placentário é a cardiotocografia basal.

10. Não tenho vontade de ter relações sexuais. É normal?
Sim, é muito comum e pode perdurar por alguns meses após o parto. A tendência é que tudo volte, com o tempo, ao normal.

11. Posso fazer exame de toque no terceiro mês de gravidez?
Sim, desde que seja feito com cuidado.

12. Posso trabalhar em pé durante muitas horas?
Depende da evolução da sua gravidez. Quanto maior o esforço físico, maior a possibilidade de contração uterina, que pode provocar aborto ou parto prematuro.

13. No parto normal, o que acontece se o bebê estiver com cordão umbilical enrolado no pescoço?
Só terá problemas se, à medida que o bebê descer pela bacia, o cordão começar a apertar. Normalmente, no início desse processo, o obstetra - pela variação dos batimentos cardíacos – indica a cesariana.

14. Não suporto leite. Como substituir este alimento tão rico em cálcio?
Tente o leite de soja e consuma bastante agrião, couve, rúcula, espinafre e caroço de abóbora torrado, que é, também, rico em ferro.

15. É normal ter secreção vaginal?
Se for esbranquiçada, sem cheiro ou prurido (coceira) é normal. Caso tenha outras características pode ser uma infecção e precisa ser tratada.

16. Estou grávida e menstruo. Isso é possível?
O sangramento, possível numa gravidez, não é menstruação. As características são diferentes: dura menos dias, o fluxo é menor e o sangue é mais escuro.

17. Posso ter parto normal depois de uma cesariana?
Sim, principalmente se a indicação da cesariana não foi por falta de dilatação do colo do útero. Na tentativa de parto normal, é preciso muito cuidado para que o útero – fragilizado pela cicatriz da cesariana – não se rompa.

18. Como evitar a azia?
Tente comer várias vezes, em pequenas quantidades. Evite cafeína (café e mate), chocolate, frituras, frutas cítricas, condimentos fortes e água gasosa ou refrigerante.

19. Miomas podem crescer durante a gravidez?
Sim, podem e por isso devem ser monitorados pela ultra-sonografia. Miomas não prejudicam diretamente o bebê, mas sua presença pode trazer um risco maior de sangramento, parto prematuro, deslocamento da placenta e ruptura da bolsa.

20. Câimbras e pés inchados. O que fazer?
Tome bastante água de coco, rica em cálcio e potássio. Para melhorar o inchaço dos pés, diminua o sal da comida e, sempre que puder, ponhas os pés para cima.

21. Fumar prejudica o desenvolvimento do feto?
Sim. O cigarro prejudica o crescimento do feto, gerando crianças pequenas e mais frágeis, tanto do ponto de vista físico, como intelectual.

22. Tive um aborto espontâneo. Pode acontecer outra vez?
Na primeira gravidez o risco é de 10% a 12%; na segunda, a possibilidade aumenta, para, aproximadamente 20%.

23. Tive algum sangramento no início da gravidez. Isso afeta o bebê?
Sangramentos, no primeiro trimestre, acontecem, aproximadamente em 20% das gestações. Alguns terminam em aborto, outros não têm maiores conseqüências e o feto não é afetado.

24. Herpes prejudica o desenvolvimento do bebê?
Durante a gestação, não, mas na hora do parto, se a infecção tiver presente, o médico faz uma cesariana para evitar o contágio do feto.

25. Tomar ácido fólico é importante? Quais os alimentos que contém esta vitamina?
É importante não só durante a gestação, mas, também, antes dela. Está presente nos feijões, grão-de-bico, espinafre, brócolis, repolho cru, levedo de cerveja, pão integral, fígado, folhagens verde escuras, lentilha, couve-flor, cenoura, laranja e banana.

26. Quanto tempo depois da cesariana, posso voltar a ter relações sexuais e fazer exercícios físicos?
De forma completa, cerca de 60 dias após o parto.

27. Tenho candidíase e o médico receitou uma pomada. Meu bebê será prejudicado?
Não. A infecção pela cândida albicans, é muito comum na gestação. O tratamento vaginal para esta e outras infecções não atinge o feto.

28. Antes de engravidar, praticava natação. Posso continuar? Até quando?
Para quem já tem condicionamento para a natação e a gravidez está transcorrendo sem problemas, não há contra-indicação. Após o sétimo mês, evite apenas ficar imersa na água por mais de 30 minutos porque o tampão mucoso, que protege a bolsa d’água de infecção, começa a se se desmanchar, o que pode acarretar ruptura prematura da bolsa.

29. Tive pré-eclâmpsia no primeiro parto. Pode acontecer novamente?
A pré-eclâmpsia é muito mais freqüente na primeira gestação. Com um pré-natal bem controlado, a possibilidade que venha a se repetir é muito pequena.

30. Posso pintar meu cabelo, fazer luzes, permanente ou relaxamento?
Como rotina é desaconselhável, principalmente no primeiro trimestre, já que qualquer tintura ou descolorante é produto químico e pode acarretar danos para o feto. Se usar, prefira produtos que não contenham amônia.

31. Sou obrigada a tomar vacina antitetânica?
Não é obrigada, mas é recomendável que se tome três doses: no final do sexto, sétimo e oitavo mês.

32. Com quantas semanas vou sentir meu bebê se mexer?
Sua sensibilidade aos movimentos do bebê, começa a partir de 18/19 semanas (final do quarto, início do quinto mês).

33. Minha barriga está muito pequena. Algum problema?
Não, desde que o feto esteja se desenvolvendo bem e o tamanho seja compatível com o tempo de gestação, o que pode ser verificado através das ultra-sonografias.

34. Preciso fazer tratamento dentário. Alguma contra-indicação?
Com o anestésico apropriado não há riscos. É importante que o dentista conheça os efeitos das substâncias anestésicas e as alterações que ocorrem na gravidez, como o aumento da pressão arterial.

35. Tenho cólicas leves. É normal?
Sim, mas cuidado com qualquer sangramento. Se acontecer, o médico deve ser avisado imediatamente.

36. Tenho RH negativo. Que cuidados são necessários?
Fazer com uma certa regularidade, um exame de sangue (Coombs Indireto) para avaliar se você está produzindo anticorpos contra o fator positivo. Ao nascer, seu bebê será avaliado e se for RH positivo, você tomará uma vacina de imunoglobina contra possíveis hemáceas do bebê em seu sangue.

37. Tenho um gato e um cachorro. Devo me desfazer deles?
Gatos e cachorros podem transmitir toxoplasmose. Como não existe vacina, é importante que você faça os exames IGG (detecta a imunidade ao parasita) e IGM (marca a infecção aguda pelo parasita), mas não precisa se desfazer deles, se estiverem vacinados. Evite, também, manusear a terra sem luvas e cuidado com a ingestão de carne mal-passada, também transmissora da doença.

38. Estou gordinha. Corro algum risco?
Quilos a mais favorecem o surgimento de diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.

39. O que posso fazer para diminuir os enjôos?
Tente beber muito líquido e ingerir mais carboidrato (pão, biscoito, torrada, macarrão, etc). Chupar gelo e bala de hortelã, além de chá de gengibre podem ajudar.

40. Até quando posso dirigir?
Enquanto você conseguir sentar na direção. No último trimestre da gravidez não é aconselhável que dirija sozinha à noite.

41. Posso ter relações sexuais?
Sexo não faz mal à grávida e nem ao bebê, mas se você tem uma história de abortos anteriores, converse com seu médico. É contra-indicado quando houver perda de sangue, de líquido amniótico, cólicas muito fortes ou dores vaginais.

42. É bom fazer exercícios físicos? Quais os mais indicados?
Quem faz exercícios fica mais preparada para o parto, sofre menos com inchaço e dores lombares e recupera, mais rápido, a boa forma. Com a permissão de seu médico comece com caminhadas e alongamento no primeiro trimestre e natação e hidroginástica nos meses seguintes.

43. Quando o médico indica a cesariana?
Geralmente, a cesariana é necessária quando a mulher sofre de hipertensão, diabetes, eclampsia e é portadora de algumas infecções sexualmente transmissíveis. É recomendada também para casos de sofrimento fetal e deslocamento prematuro da placenta.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Primeiro post

Ajuda-me agora, para que eu te auxilie depois,
não me relegues ao esquecimento, nem me condenes à crueldade.
Venho ao encontro de tua aspiração, do convívio de tua obra...
Em tua companhia estou na condição da argila nas mãos do oleiro.
Hoje, sou sementeira, fraguilidade, promessa...
Amanhã, porém, serei tua própria realização.
Corrige-me, com amor, quando a sombra do erro
envolve-me o caminhopara que a confiança não me abandone.
Proteje-me comtra o mal, ensina-me a descobrir o bem, onde estiver.
Não me afastes de Deus e ajuda-me a conservar o amor
e o respeito que devo às pessoas, aos animais e às coisas que me cercam.
Não me negues tua vontade, teu carinho e tua paciência.

Tenho tanta necessidade do teu coração,
quando a plantinha tenra precisa de água para prosperar e viver.
Dé-me tua bondade e dar-te-ei cooperação.
De ti depende que eu seja pior ou melhor amanhã.